23°C 35°C
Aparecida do Taboado, MS
Publicidade

Delegado-Geral participa de cerimônia de formatura de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros

O Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio esteve presente, na tarde desta quarta-feira (27), da cerimônia de formatura de 168 nov...

28/11/2024 às 14h11
Por: Aparecida MS Fonte: Polícia Civil - MS
Compartilhe:
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

O Delegado-Geral da Polícia Civil – Lupérsio Degerone Lúcio esteve presente, na tarde desta quarta-feira (27), da cerimônia de formatura de 168 novos soldados do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul (CBMMS). O evento aconteceu na Academia de Bombeiros Militar (ABM), em Campo Grande, e reuniu mais de 1.500 pessoas. A solenidade contou com a presença do governador Eduardo Riedel, do secretário de Justiça e Segurança Pública – Antônio Carlos Videira, além de familiares e amigos. Os novos soldados vão reforçar os trabalhos prestados pela Corporação em Campo Grande e nos municípios do interior do Estado.

Essa foi a maior turma de soldados já formada pelo CBMMS e conta também com a maior quantidade de mulheres da história. Composta por 38 mulheres e 130 homens, é ainda a primeira a ingressar no CBMMS com a exigência de diploma de nível superior. 

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

Pronunciamento do Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros Militar de MS, Coronel Frederico Reis Pouso Salas.

“É um momento histórico na vida de muitas famílias. É o final de 10 meses de muita dedicação, pouco sono, apreensões. Não é para qualquer um. Tem que ter vocação, tem que ter perseverança, tem que ter força de vontade, capacidade de enfrentar desafios, doação. Os senhores chegam aqui não para o final, mas para o começo, o começo de uma longa carreira, onde passam governadores, parlamentares, a estrutura política do estado, mas os senhores e senhoras ficam e ficam porque são em quem a sociedade sul-mato-grossense confia no dia a dia, na hora da necessidade, na hora em que o desespero bate no coração de um pai, de uma mãe, de um irmão, de uma irmã, que liga para o Corpo de Bombeiros, que é quem pode estender a mão na hora da dificuldade. Parabéns aos senhores pela conquista. É a turma com o maior número de mulheres já presentes. Parabéns às mulheres de Mato Grosso do Sul, parabéns ao Corpo de Bombeiros Militar”, ressaltou o governador.  

A turma recebeu o nome de Coronel José Reis Pouso Salas, (in memoriam) em homenagem ao primeiro Comandante-Geral do Corpo de Bombeiros em MS. O homenageado é pai do atual Comandante-Geral, Coronel Frederico Reis Pouso Salas, escolhido como padrinho dos novos soldados.

Um dos destaques da solenidade de formatura foi a homenagem prestada a todos os pais e familiares dos novos soldados, simbolizada pela entrega do distintivo do curso pelo Secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, Antônio Carlos Videira ao seu filho, o soldado Carlos Augusto Batista Videira, integrante da turma.

Em 2016 o jovem sofreu um grave acidente e foi resgatado e salvo pela equipe do Corpo de Bombeiros de Fátima do Sul. O episódio, que deixou marcas em seu corpo e em sua memória, o inspirou a seguir a carreira e ontem foi relembrado com emoção pelo Comandante Geral e pelo Secretário.

“O Corpo de Bombeiros devolveu um filho ao seu pai. Em nome do nosso secretário, representando aqui todos os pais e mães presentes e todas as pessoas que o Corpo de Bombeiros do Estado salvou e resgatou ao longo desses 54 anos. Secretário Carlinhos, hoje seu filho é entregue à sociedade para que outros possam viver”, afirmou o Comandante-Geral.

O Secretário de Segurança Pública agradeceu a homenagem, relembrou o acidente envolvendo o filho e a passagem de comando em que Coronel Frederico recebeu a espada de comandante-geral das mãos do pai.

“Um filho só sabe o que ele significa para um pai quando ele é pai. E um pai só pode aferir o valor de um filho quando quase o perde. E eu quase perdi o meu. Mas foram alguns amigos de infância, investidos no Corpo de Bombeiros Militar, que me devolveram ele. Eu dizia ao meu filho ‘faça aos outros o que fizeram por você, o que fizeram pra mim, te devolvendo’. Então, Frederico, eu lhe entrego o meu filho, com muita honra e confiança, como o teu pai te entregou para nós”, disse o secretário.

Ele lembrou ainda os esforços e investimentos empenhados pelo Governo do Estado na formação dos novos bombeiros militares. “Quando nós destinamos ao nosso maior patrimônio, que é o nosso efetivo, equipamento, capacitação, instrução, estamos valorizando esses homens e mulheres da segurança pública. Ao senhor, governador, todo o nosso agradecimento pelos equipamentos, pelas instruções, por tudo que o senhor tem dedicado às forças de segurança pública de Mato Grosso do Sul”, finalizou o Secretário.

O evento contou com participação da Banda de Música do Corpo de Bombeiros e presença de autoridades civis e militares. A solenidade foi encerrada com o tradicional banho de mangueira aos novos soldados da Corporação.

Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS
Foto: Reprodução/Polícia Civil - MS

Atualização do Fardamento

Os novos soldados participaram da solenidade de formatura já vestindo o novo fardamento de cor laranja adotado pelo Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul.

Mais visível e chamativa, a farda tem a cor universal do salvamento e facilita a visualização dos militares pela população, principalmente em situações de ocorrências noturnas, locais de difícil acesso ou em meio à vegetação, por dificultar a camuflagem. Por esse motivo, melhora a comunicação visual com as vítimas e garante mais segurança aos bombeiros, que podem ser vistos a longa distância.

A atualização da cor é uma tendência nacional e o novo fardamento foi inserido no regulamento de uniformes da Corporação pela Portaria CBMMS/BM-1 Nº 399, de abril de 2024, sendo que a adaptação começou em julho deste ano. O objetivo é que a implementação aconteça gradativamente, atingindo todo o efetivo até meados de 2025.

Além do fardamento laranja, os novos soldados receberam também roupas de aproximação, composta por jaqueta, calça, capacete e bota. A vestimenta é classificada como Equipamento de Proteção Individual (EPI) indispensável em diferentes tipos de ocorrências, como incêndios e salvamento veicular. A roupa é confeccionada em várias camadas, com tecido resistente a cortes e perfurações. Além disso, possui barreira térmica e material retardante a chamas, assim como o capacete e a bota.

“Ao longo desse caminho o Governo do Estado de Mato Grosso do Sul investiu três milhões diretamente ao ensino dos nossos militares. Essa solenidade é cheia de momentos marcantes e históricos, como o nosso novo uniforme, de cor laranja. O laranja é a cor universal do resgate, do salvamento, e todos os corpos de bombeiros do Brasil e do mundo estão começando a utilizá-lo. Hoje estamos entregando também 382 fardamentos de combate a incêndio para toda a tropa operacional e administrativa do Corpo de Bombeiros”, destacou Coronel Frederico.

* O conteúdo de cada comentário é de responsabilidade de quem realizá-lo. Nos reservamos ao direito de reprovar ou eliminar comentários em desacordo com o propósito do site ou que contenham palavras ofensivas.
500 caracteres restantes.
Comentar
Mostrar mais comentários