O ramo industrial da transformação foi destaque na geração de empregos em Mato Grosso do Sul em julho. Este segmento da indústria estadual proporcionou, só no último mês, a abertura de mais de 1 mil postos formais de trabalho, liderando a criação de novas vagas em nosso estado. Os dados fazem parte do levantamento do Observatório da Indústria, da Fiems.
“O bom desempenho contribuiu para as 4.992 que foram abertas no acumulado de janeiro a julho, resultado de 62.010 contratações e 57.018 demissões. Com isso, o conjunto da atividade industrial aparece como responsável por 23% do total de vagas abertas em Mato Grosso do Sul até aqui no ano de 2024”, explicou o economista-chefe da Fiems, Ezequiel Resende.
As atividades industriais que mais abriram vaga em julho foram:
Abate de bovinos (+231)
Abate de aves (+147)
Abate de suínos (+107)
Fabricação de celulose (+96)
Construção de rodovias e ferrovias (+58)
Fabricação de açúcar (+55)
Já as atividades industriais que mais abriram vagas no acumulado de janeiro a julho foram:
Abate de bovinos (+1.138),
Fabricação de álcool (+1.099)
Abate de aves (+424)
Fabricação de açúcar (+360)
Obras de alvenaria (+327)
Abate de suínos (+301)
Construção de edifícios (+283)
Construção de rodovias e ferrovias (+274)
Fabricação de produtos de carne (+241)
Tratamentos térmicos, acústicos ou de vibração (+212)
Extração de minério de ferro (+206)
Serviços especializados para construção (+171)
Fabricação de celulose (+158)
Municípios que mais empregaram
Em relação aos municípios, constata-se que em 60 deles as atividades industriais registraram saldo positivo de contratação no período de janeiro a julho de 2024, proporcionando a abertura de 8.675 vagas. A cidade de Aparecida do Taboado aparece em terceiro lugar no ranking de geração de empregos neste período.
Entre as cidades com saldo positivo destacam-se:
Campo Grande (+2.612)
Dourados (+784)
Aparecida do Taboado (+468)
Três Lagoas (+454)
Nova Andradina (+412)
Corumbá (+372)
Paranaíba (+323)
Sidrolândia (+312)
Itaquiraí (+246)
Ponta Porã (+206)
Angélica (+169)
Naviraí (+145)
Costa Rica (+140)
Maracaju (+136)
Fátima do Sul (+124)
Parceria com o Estado
O governador Eduardo Riedel, em recente visita em Aparecida do Taboado, vistoriou obras de infraestrutura urbana importantes que foram entregues na cidade. O foco é avaliar os trabalhos que foram conduzidos pelo Estado para população.
Riedel esteve nos bairros São Jerônimo, Vila Rodrigues e Vila Glória, onde os moradores foram beneficiados com a restauração de vias públicas no valor de R$ 6,2 milhões.
As intervenções ocorreram nas ruas Minas Gerais, São Paulo, Sargento Ferreira, São Jerônimo, Três Lagoas, Filogônio Ferreira Filó, Aracajú, Said Mattar, Artur Rodrigues Falcão, Guilhermino Falcão, Presidente Médici, Guanabara, Josefa Maria da Conceição, Fernando de Noronha, Jaciara, Jurema e Jacira.
Também vistoriou a obra de pavimentação que foi concluída no bairro Jardim Redentora, que teve investimento de R$ 3,3 milhões. Esta obra era aguardada pelos moradores há mais de 30 anos.
Este é o retrato de uma gestão municipalista, que pensa no bem-estar das pessoas. "Estado segue sendo parceiro do município, por isso fiz questão de vir pessoalmente ver as obras realizadas pelo Estado. Andamos pelos bairros Redentora, Vila Glória, entre outros. São 34 quadras pavimentadas", garantiu Riedel.
O governador ainda lembrou que em breve será feita a pavimentação do Bairro São João. "Também acordamos outros investimentos para cidade ouvindo os vereadores e o prefeito, que juntos definiram as prioridades".
O prefeito de Aparecida do Taboado, José Natan, agradeceu pela parceria com o Governo do Estado. "Gratidão por esta parceria de sempre”.
Mín. 21° Máx. 35°