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Festa Junina: conheça os benefícios do amendoim

O amendoim não pode faltar nos quitutes de Festa Junina, e nem na dieta de quem deseja os poderosos benefícios das leguminosas

16/06/2024 às 09h52
Por: Redação Fonte: Saúde em dia
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Foto: Shutterstock
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Junho é, certamente, uma das épocas mais saborosas do ano no Brasil. Isso porque as mesas das quermesses estão repletas de doces como paçocas e pé de moleque, sobremesas que têm um ingrediente em comum: o amendoim.

Além de crocante e versátil, o amendoim promove excelentes benefícios à saúde, aponta a nutricionista Patrícia Leite. Confira algumas das vantagens da leguminosa:

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Benefícios do amendoim

E é justamente por ser uma leguminosa que, naturalmente, o amendoim é um alimento muito nutritivo e saudável. Afinal, ele contém nutrientes importantes como proteínas, fibras, vitaminas e minerais, explica Patrícia. 

“Ele também contém gorduras saudáveis (monoinsaturadas) e uma variedade de compostos, como resveratrol, ácidos fenólicos, flavonóides e fitoesteróis, que podem auxiliar na diminuição da absorção intestinal do colesterol ruim (LDL), auxiliando na manutenção adequada dos índices de colesterol no sangue, além de ajudar na saúde cardiovascular”, afirma. 

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Além disso, o amendoim tem baixo índice glicêmico e uma quantidade de carboidratos líquidos relativamente baixa, o que pode auxiliar no controle do açúcar no sangue e na saciedade, podendo, também, ajudar a controlar a ingestão calórica. 

 

Como consumir o alimento

Devido à sua versatilidade, é possível apreciar o amendoim em diversas ocasiões ao longo do dia. “Você pode adicioná-lo ao café da manhã ou lanche da tarde, combinando perfeitamente com iogurte, aveia ou frutas. Além disso, é um ótimo ingrediente para sucos verdes e smoothies”, diz a profissional. 

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Nas refeições principais, o amendoim pode ser utilizado para conferir crocância às saladas ou realçar o sabor de pratos ensopados, especialmente aqueles à base de vegetais, aves e frutos do mar. Quanto ao tamanho da porção, ele pode variar de acordo com as necessidades individuais e o restante da alimentação de cada pessoa, indica a nutricionista.

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